Cabelo crespo: confira o guia completo de como mantê-los nos trinques

Assim como os fios cacheados, os cabelos crespos também enfrentam dificuldade de nutrição. O formato espiral e irregular deste tipo de cabelo impede que o sebo produzido na raiz – proteção natural do fio que o mantém hidratado – chegue nas pontas. Sem essa oleosidade natural, além de mais opacas, os cabelos acabam expostas à poluição, atrito do pente, escova, e aos danos causados pelo calor do sol. Além disso, sem a película oleosa, os fios, sem hidratação, ficam ressecados, quebradiços e sem vida. Por isso, quem tem cabelo crespo precisa tomar cuidados especiais. Confira seis deles:

BANHO QUENTE RESSECA AINDA MAIS OS FIOS

A água quente, por característica, resseca qualquer tipo de fio. Portanto, uma ducha em alta temperatura acaba com a pouca oleosidade que resta nos fios crespos, naturalmente mais secos. Se você não gosta de água fria, o ideal é se lavar num banho morno, e no fim, enxaguar o cabelo para fechar as cutículas e deixar o cabelo mais brilhante.

PENTE DE MADEIRA É TRUQUE CERTEIRO

Você já deve ter visto aquela experiência de escola, na qual basta raspar rapidamente uma régua na cabeça e ver os fios de cabelo se espetando e grudando em tudo. Pois bem, este fenômeno, causado pela estática, também acontece ao pentear o cabelo com pentes de plástico e metal, e é a causa de outro vilão capilar: o frizz.

Penteando o cabelo ainda úmido com pentes de madeira, os fios ficam menos espetados e o volume permanece natural sem parecer bagunçado. Usar um pano de algodão ao invés de toalhas felpudas para enxugar o cabelo é outra dica evitar ressecamento.

JAMAIS PENTEIE OS FIOS COM O CABELO SECO

Ao pentear os cabelo secos, você acabará com toda a definição dos cachos e ainda ficará com pontas com aspecto ressecado. Por isso, se seus fios ainda estão limpos e você quer dar um up no visual conte com o umidificador de cachos, que ainda facilitará o desembaraço.

SHAMPOO E CONDICIONADORES ESPECÍFICOS

Lavar os cabelos crespos no máximo três vezes por semanas com produtos específicos é o melhor cenário. Esses cosméticos contêm os ingredientes necessários para satisfazer as necessidades de vitaminas e nutrientes dos seus cabelos, além de reforçar a proteção.

Nunca se esqueça de também aplicar condicionador para cabelos crespos após a lavagem. Ele anula a tensão eletrostática dos fios – descrita acima – que deixa os cabelos arrepiados, e, combinado com o shampoo sem sal, deixa o cabelo mais vivo e bem hidratado.

CORTE CERTO

O corte certo é fundamental para os seus fios ficarem sempre bonitos e com o volume equilibrado e bonito. Por isso, escolha um profissional especializado em crespos e peça a avaliação dele na hora de escolher o estilo que vai seguir. Visite o salão ou a barbearia de confiança pelo menos uma vez a cada dois meses. Acredite: o investimento vai valer a pena!

MASCARAS E ÓLEOS PARA HIDRATAR

Uma boa hidratação deixa os fios macios, maleáveis e nutridos. Por isso, além de shampoo e condicionador específicos, aposte também em creme e máscaras capilares hidratantes, específicas para cabelos crespos. Faça aplicação pelo menos uma vez por semana e, se sobrar tempo, aproveite quando for ao salão cortar para fazer um procedimento ainda mais potente. Os óleos vegetais também ajudam a repor nutrientes, combatendo o ressecamento, o frizz e a aspereza dos cabelos cacheados.

por João Vítor Castanheira

Fonte: http://www.preparadopravaler.com.br/noticia/cabelo-crespos-confira-o-guia-completo-de-como-mante-los-nos-trinques_a22364/1