Que tal se livrar do Frizz?

O frizz é um problema que aflige principalmente as cacheadas, já que os cabelos cacheados e crespos geralmente são secos – o que provoca aquelas fios arrepiados que tanto nos incomoda. No entanto, com os cuidados certos, você consegue se livrar desse problema.

Hidratar

Essa é a chave para acabar com o frizz! Como  a oleosidade produzida pelo couro cabeludo tem dificuldade de chega às pontas dos fios por causa das espirais, os cachos precisam de hidratação extra. O ideal é que ela seja feita, pelo menos, uma vez por semana, mas cada cabelo segue uma regra. É preciso observar como os seus fios se comportam para perceber qual o intervalo de hidratação ideal para eles.

No chuveiro

O cuidado começa na lavagem. Escolha uma linha específica para cabelos cacheados. Fique atenta também à temperatura da água. Chuveiro muito quente, além de agredir o couro cabeludo, pode deixar os fios arrepiados. Tudo isso porque a água quente retira a oleosidade dos fios.

Secagem sem arrepio

Para secar, use uma toalha com microfibras para eliminar o excesso de umidade. Talhas felpudas provocam frizz. O ideal é uma toalha de microfibra ou uma camiseta, mesmo que seja velha, de algodão.

Depois, aplique um leave-in com proteção térmica e desembarace com um pente de madeira, essencial para tirar a eletricidade estática dos fios. Se for secar use o difusor, evite colocar em na temperatura baixa. Se precisar “retocar” os cachos durante o dia, use um ativador de cachos.

Abuse dos óleos

Existe uma gama de óleos ideais para esse tipo de cabelo, que oferecem desde o efeito molhado ao seco.

Crie um escudo anti-umidade

O cabelo crespo é poroso – absorve a umidade do ar úmido e incha. Para evitar esse processo de arrepios, cremes para pentear de qualidade são grandes aliados.